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Wednesday, April 27, 2011

Descubra se você é um gerente de projetos ou gerente de cronogramas

O gerente de projetos é o principal responsável por um projeto frente a todos os stakeholders, incluindo o cliente (sponsor).

Vou citar uma definição que encontrei na wikipedia, caso alguém tenha dúvidas (foi pura preguiça de consultar o PMBOK, mas a definição é similar):

Project managers can have the responsibility of the planning, execution, and closing of any project, typically relating to construction industry, architecture, computer networking, telecommunications or software development. Many other fields in the production, design and service industries also have project managers.

A project manager is the person accountable for accomplishing the stated project objectives. Key project management responsibilities include creating clear and attainable project objectives, building the project requirements, and managing the triple constraint for projects, which is cost, time, and scope.

A project manager is often a client representative and has to determine and implement the exact needs of the client, based on knowledge of the firm they are representing. The ability to adapt to the various internal procedures of the contracting party, and to form close links with the nominated representatives, is essential in ensuring that the key issues of cost, time, quality and above all, client satisfaction, can be realized.

Além de ser o principal responsável pelo projeto, o GP é freqüentemente um representante do cliente dentro da empresa na qual trabalha. Cabe a ele identificar precisamente as necessidades do cliente e ter habilidade para garantir que se cumpram os requisitos de custo, prazo, qualidade, e — acima de tudo — satisfação do cliente.


Seguem algumas perguntas para que você descubra se efetivamente atua como gerente de projetos:

  1. Você é o principal responsável pelo projeto perante o cliente? (Você conversa freqüentemente com o cliente, ele sabe que você é o responsável pelo projeto?)
  2. Você participou de várias reuniões com o cliente para saber quais são suas necessidades e coordenou a definição do escopo do produto?


Se você respondeu não a uma dessas questões há uma grande chance de você não estar atuando verdadeiramente como um gerente de projetos.

Outras perguntas para você refletir sobre sua atuação como gerente de projetos:

  1. Você possui uma metodologia para fazer gestão de stakeholders (e aplica no seu dia-a-dia)?
  2. Você possui uma metodologia para fazer gestão de riscos (e aplica no seu dia-a-dia)?
  3. Você possui uma metodologia para fazer controle de mudanças?
  4. Você possui uma metodologia para fazer balanceamento de recursos?


Se você cuida somente do cronograma do projeto e de cobrar as pessoas, ainda falta bastante para se tornar um verdadeiro gerente de projetos. Talvez a culpa não seja sua, e sim da empresa na qual você trabalha que não permite que você aplique todo o seu conhecimento. Neste caso cabe a você iniciar paulatinamente uma mudança cultural na sua empresa, no que tange gestão de projetos.

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