Share |

Monday, May 23, 2011

CIOs brasileiros estão mais alinhados aos negócios, mostra estudo

Pesquisa da IBM aponta que 45% das organizações nacionais passam por período de identificar a TI com maior influência nos resultados

Os líderes brasileiros de TI estão mais alinhados e focados nos objetivos das companhias onde atuam. É isso o que mostra a pesquisa “A essência do CIO”, realizada pela IBM. O estudo ouviu mais de 3 mil gestores de tecnologia, dos quais 190 do Brasil. Inteligência de negócio, maior aproximação com os clientes e capacitação profissional aparecem na agenda de prioridades dos executivos de todo o mundo para os próximos cinco anos.

Traduzindo isso em projeto e trazendo para o mercado nacional, 83% dos CIOs brasileiros destacaram entre suas prioridades a importância de sistemas mais visuais de controle de informações corporativas. Soluções de análise ocupam a segunda posição na lista (para 75% dos respondentes), seguido por data warehousing (68%), gerenciamento de dados (61%) e funcionalidades de busca (58%).

Segundo a IBM, 9% das companhias brasileiras (contra 14% da média global) vivem momento “rever o ambiente legado e utilizam a tecnologia com foco em manutenção e automatização de alguns processos” empresariais. Ainda, 45% das organizações nacionais passam por período de identificar a TI com maior influência nos negócios e que vai além das questões operacionais.

O estudo revela, ainda, que 28% dos brasileiros (contra 23% da média geral) tem na TI um foco maior em otimização, simplificação e inovação. Para essas organizações, a tecnologia atua como coparticipante do processo de transformação do negócio. Por fim, 18% das empresas nacionais trazem uma TI capacitada a inovar no desenvolvimento de produtos e modelos de negócio.

Aos gestores que querem mover o departamento para esses dois últimos estágios, a IBM recomenda, entre outros pontos, indicar novos canais de interação com clientes e parceiros; utilizar redes sociais para melhor compreender a percepção sobre a empresa; incentivar a inovação; padronizar e simplificar processos e obter profundo conhecimento do negócio.

No comments:

Post a Comment