Share |

Wednesday, May 1, 2013

Como aumentar o ROI de sua formação em TI


Um mestrado focado em tecnologia pode ser a chave para um emprego melhor




Embora o desemprego na Europa e Estados Unidos tenha sido uma preocupação, existe uma tendência positiva quando se avalia profissionais formados. E nessa toada, a tecnologia da informação é uma das áreas que mais acompanha essa tendência positiva como um dos campos profissionais com crescimento mais rápido, especialmente, nos EUA. Nesse sentido, a pós-graduação demonstrou aumentar as chances do profissional de garantir um emprego em TI com alto retorno sobre o investimento (ROI).
Obviamente, a situação vivenciada atualmente pelo Brasil é distinta, o desemprego está baixo e os profissionais bem qualificados estão super valorizados, ainda assim, alguns pontos dessa análise sobre o mercado de trabalho no hemisfério norte e, principalmente, o tipo de formação para melhorar o passe pode ser de grande valia, já que diversas tendências, sejam elas tecnológicas ou de formação, cedo ou tarde, acabam chegando por aqui.
O que quero dizer com alto ROI? Meus alunos expressam as três seguintes esperanças para a carreira: Eles querem um emprego que complemente seu conhecimento, habilidades e experiência; um bom salário; e um emprego seguro com uma carreira de longo prazo. Felizmente, o crescimento da indústria de TI atinge essas expectativas, como comprovam diversas estatísticas.
E se você se graduar em um campo não relacionado com a TI mas decidir entrar na indústria? E se você tiver começado sua carreira em um campo técnico, mas quiser subir na hierarquia corporativa? Fazer a pós-graduação em uma área reconhecida pelo retorno sobre o investimento é uma das melhores formas de entrar e crescer nessa indústria em constante mudança.
Abaixo, estão três dos mais bem divulgados cursos de pós-graduação focados em TI para 2013, disponíveis em algumas das melhores universidades dos EUA.
– Mestrado de Ciência em Análise de Negócio (MS-BA, da sigla em inglês)
Harvard Business Review disse que analistas de negócios ou cientistas de dados têm “o emprego mais sexy do século 21”. As explosões do big data, da computação em nuvem e das plataformas móveis e sociais levaram à forte demanda de contratação nessas áreas. Os programas MS-BA são, geralmente, programas de mestrado acelerados (muitas vezes, com apenas nove meses de duração) que preparam o estudante para ser o melhor à frente de análises de dados, tomadas de decisão estratégicas e otimização de processo do negócio.
Cargos de analistas de negócios estão disponíveis em uma grande quantidade de empresas, incluindo empresas daFortune 500, órgãos governamentais, pequenas empresas e organizações sem fins lucrativos.
Quem deve buscar este diploma? Alunos de graduação com background quantitativo. Alunos de graduação nas áreas de ciências, tecnologia, negócios, engenharia ou matemática são os mais recomendados.
– Mestrado de Ciência em Gestão da Informação (MSIM, da sigla em inglês)
O diploma MISM prepara o estudante para cargos de gestão em um ambiente de TI. Os alunos aprendem as habilidades de negócio necessárias para ajudar uma empresa a aproveitar a TI para ganhar vantagem competitiva na economia global. Também disponível como programa online, as aulas cobrem uma variedade de pontos cruciais em gestão da informação, incluindo gestão de processo de negócio, business intelligence, sistemas corporativos, avaliação de TI e gestão de projetos. Os alunos aprendem a reconhecer e avaliar tecnologias emergentes que têm potencial de alterar, radicalmente, o mercado e a indústria de hoje.
Quem deve buscar este diploma?  Profissionais atualmente na área de TI, com dois ou mais anos de experiência, que querem dar o próximo passo na carreira técnica ou gerencial.
- MBA com dupla graduação MSIM ou especialização em Gestão da Informação
Com uma abrangente base de negócio, essas especializações oferecem o conhecimento de um MBA tradicional com foco específico em gestão da informação. Tanto o curso de dois anos quanto os programas de especialização são desenvolvidos para oferecer conhecimento sobre as dimensões estratégicas e gerenciais da TI. A especialização desenvolve habilidades em modelos corporativos, sistemas de banco de dados, comércio eletrônico, armazenamento de dados e análises de processo de negócio para criar valor de acionista. O programa prepara o aluno para ajudar a moldar organizações em um ambiente mutável, globalmente competitivo e tecnologicamente sofisticado.
Quem deve buscar este diploma? Profissionais com, ao menos, quatro anos de experiência na área, que planejem impulsionar a TI pelo cenário dos processos de negócio conforme avançam para cargos de liderança e gestão.
A necessidade da formação superior e das especializações é mais importante do que nunca para ajudar candidatos a se destacarem, se valorizarem e desenvolverem habilidades práticas que podem ser implementadas em trabalhos atuais e futuros. Meu conselho para estudantes interessados em uma formação em TI é identificar seu atual conjunto de habilidades e pontos fortes, e o tipo de papel que querem desempenhar ou de empresa em que querem trabalhar. Eles devem, então, optar por um programa que seja inovador na abordagem das mais recentes tecnologias da indústria e nas habilidades que os alunos precisam pra serem competitivos na força de trabalho.

No comments:

Post a Comment