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Wednesday, May 1, 2013

O que vendedores ambulantes podem ensinar aos profissionais de TI

Da caravana crescente de restaurantes itinerantes em cidades como São Francisco (CA) surgem três tendências que até mesmo grandes empresas e seus profissionais de TI devem provar



Um dos pontos mais quentes para as startups não está nos cubículos do Vale do Silício. Está nas ruas próximas. Literalmente. E com o custo de um almoço você pode ganhar o mesmo vislumbre que os altos capitalistas quando entram em tecnologias emergentes, tendências de mercado e modelos de negócio.
Estou me referindo a caminhões de alimentos – trailers que vendem refeições. A proliferação destes “restaurantes” cresce cada vez mais em cidades como São Francisco, Chicago, Austin e outras metrópoles. Ao contrário de trailers que vendem donuts e café em locais em construção ou empurram carrinhos de cachorro-quente, esses “restaurantes” são um novo conceito e recebem nomes como Le Truck, Eire Trea e JapaCurry.
Eu estou chamando sua atenção para este fenômeno não só porque eu sou um admirador de comidas. Eu tive acesso a resultados preliminares do estudo realizado por uma equipe de pesquisa de mercado com foco em explorar o fenômeno, como parte de seu trabalho sobre a rápida mudança da economia das empresas de pequeno porte. Essa mudança inclui a ascensão dos trabalhadores independentes.
Eles são Steve King e Carolyn B. Ockels, parceiros na pesquisa Emergent, que tem vindo a fornecer previsões para empresas como a Intuit, SAP e American Express. Quando começaram a descrever suas descobertas iniciais do caminhão de alimentos, tornou-se claro que há paralelos amplos e importantes a serem observados pela maioria das empresas, grandes e pequenas – e até mesmo para aqueles que trabalham na TI.
Pelo fato de o fenômeno do caminhão de alimentos ser tão novo, a evidência que o rodeia é em grande parte anedótica. Mas mesmo assim, é algo óbvio. Os pesquisadores descobriram que a cidade de São Francisco, na Califórnia, já licenciou cerca de 250 trailers, contra 20 há quatro anos. Embora o número represente uma fração de milhares de restaurantes tradicionais em diferentes cidades, isso não quer dizer que o número é insignificante. Lembre-se: este é o tipo de tendência que pode levar você a vantagem.
Com base na pesquisa, os caminhões de alimentos representam direções que, quando passaram pelo meu prisma, significam três coisas importantes para você.
1.Ênfase na despesa operacional: alguns de vocês vão reconhecer isso como um dos fatores que determinam a mudança da empresa para a nuvem e longe de possuir suas fazendas de servidores próprios. O que se aplica aos centros de dados também funciona para restaurantes: ao invés de gastar o capital em construir em um espaço fixo, o que leva mais tempo para amortizar, caminhões de alimentos também representam as vantagens financeiras mais flexíveis e mais rápidas nas deduções fiscais. A mudança reflete uma realidade ampla da economia pós-recessão. Para o futuro previsível, que a realidade afeta os planos de TI, como você procura responder a linha de negócios estratégica para agradar os clientes que procuram as mesmas vantagens.
2. Crescente importância da prototipagem: esta é outra prática pós-recessão que está ganhando força. Muitos proprietários de caminhões de alimentos querem abrir seus próprios restaurantes tradicionais. Como o capital é tão escasso – e caro – esses empresários de alimentos usam seus caminhões para cobrir as suas apostas. Em muitos casos, eles estão confiando em seus caminhões “conceitos de ensaio, bairros e receitas”, antes de comprometer-se com lojas físicas, diz King.
Da mesma forma, muitas das startups que eu encontrei, e um número crescente de empresas estabelecidas, estão dispensando a impetuosa maneira de fazer negócio “seja grande ou volte para casa”. Mesmo quando se trata de uma plataforma de tecnologia ou um lançamento de aplicação, mais e mais empresas estão validando seus esforços em pequenos passos.
3. Seja móvel, local, social: o check-in no Foursquare me faz querer amordaçar-me com uma colher. Mas quando se trata de caminhões de alimentos, esses imperativos se parecem mais com as práticas concretas de negócios a ser amplamente aplicadas ao comércio real. Caminhões de alimentos vão até os seus clientes.
Os proprietários de caminhões de alimentos tornaram-se mais experientes ao chegar aos clientes de forma viral, onde vivem, trabalham e, claro, comem. Mais do que tudo, King e Ockels notaram o aumento no apetite do público por alimentos cultivados localmente. As pessoas estão buscando conexões mais reais – em oposição ao virtual – e que tem implicações importantes sobre o modo como qualquer empresa opera em qualquer lugar.
Talvez caminhões de alimentos estão prestes a representar a forma como as empresas, de todos os tamanhos, precisam operar em mercados complexos e em rápida mudança, mesmo quando se trata de TI. Você precisa ser capaz de se mover rápido e ser flexível através de torções, curvas e gargalos para atender seus clientes onde e quando eles querem – de formas cada vez mais palatáveis.

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