Share |

Friday, September 3, 2010

Educadores da Soka Gakkai trocam experiências sobre aplicação da educação humanística


O Departamento Educacional da Soka Gakkai realizou o seu 28º Encontro Nacional sobre a Aplicação Prática da Educação Humanística, no Hall Cultural de Kobe, na província de Hyogo. Cerca de 2.000 educadores e convidados estiveram presentes. Adotando como tema “Uma Sociedade em prol da Educação – Transmitam o Espírito Vencedor e Liguem Corações”, o evento propiciou uma oportunidade para os educadores da Soka Gakkai trocarem experiências sobre os seus esforços para praticar a pedagogia humanística nas salas de aula.

O presidente da SGI, Daisaku Ikeda, enviou uma mensagem na qual declarou que o “triunfo da educação” significa o “triunfo da dignidade da vida”.

Yumi Kitaoka, diretora de uma escola pré-primária em Hokkaido, disse que se esforça para abraçar seus alunos demonstrando-lhes todo o seu amor e emprega suas múltiplas experiências na vida para incentivar os pais.

Kenji Ishibashi, um supervisor de professores da província de Hokkaido, apresentou os resultados de um programa de bem-estar das crianças dirigido por ele, no qual a escola, os pais e a comunidade trabalham juntos para o bem-estar dos alunos.

O trabalho conjunto resultou num decréscimo nos pequenos delitos e no aumento das capacidades educacionais das crianças. O programa adotado pela sua escola também ganhou o Prêmio de Segurança Escolar do Ministério da Educação e Ciências.

A professora do ensino fundamental Rimi Takano falou sobre seus esforços para ajudar a melhorar as realizações acadêmicas dos seus alunos, norteando-se pelo princípio de que o crescimento e desenvolvimento do professor se refletirão no crescimento do aluno.

Kenichiro Yamanouchi, professor do ensino fundamental II que também atua como conselheiro pedagógico numa escola da província de Hyogo, enunciou como suas próprias frustrações e esforços para se comunicar com os seus filhos acabaram se transformando num tesouro de experiências com o qual pôde contar para lidar com os problemas na sala de aula.

O presidente da Faculdade de Pedagogia da Universidade de Hyogo, Eiichi Kajita, disse que ficou impressionado com a atitude dos professores, que enfrentam e desafiam os problemas encontrados nas salas de aula com determinação e benevolência, pensando no bem dos estudantes. Ele disse ter testemunhado exemplos de pessoas que estão colocando em prática o “comportamento do Bodhisattva”, conforme elucidado nas escrituras budistas.

No comments:

Post a Comment