Share |

Tuesday, August 17, 2010

Educação no século XXI


Apesar de a proposta visar à melhoria do sistema educacional japonês, ela é válida para muitas nações pelo fato de problemas como a violência nas escolas, a abstenção dos alunos, a queda da qualidade de ensino e a conseqüente redução na capacidade de aprendizado e muitos outros serem de ocorrência comum.

A SGI sempre teve como uma de suas metas principais o desenvolvimento da educação por acreditar que por meio dela o verdadeiro humanismo e a paz podem ser alcançados. Eis por que o presidente Ikeda tanto enfatiza a importância da educação para este século.

Uma outra razão para a valorização da educação deve-se ao fato de os fundadores da Soka Gakkai, Tsunessaburo Makiguti e Jossei Toda, terem sido educadores.

No capítulo “Flor da Cultura”, do romance Nova Revolução Humana, o autor Daisaku Ikeda destaca o papel fundamental da educação para o progresso da sociedade e da humanidade. Ele diz: “A ascensão e a ruína de um povo ou de uma nação dependem inteiramente da educação.” E cita um episódio muito interessante que enfatiza ainda mais esse ponto: “Um líder religioso judeu visitou uma cidade e disse que queria conhecer suas fortificações. A autoridade local levou-o até a fortaleza onde estavam os soldados. Depois da vistoria, o líder religioso disse: ‘Ainda não vi as fortificações. Quem protege a cidade são os professores e não os soldados. Por que o senhor não me levou primeiro para conhecer uma escola?’”

Importantes realizações empreendidas pela SGI no campo educacional estão sendo aguardadas com grande expectativa. Uma delas é a inauguração do campus da Universidade Soka da América em Aliso Viejo, no Condado de Orange, Califórnia, Estados Unidos. No Brasil, está prevista a inauguração ainda para este ano do Centro de Convivência Infantil Soka.

Com certeza, esses feitos marcarão grandes passos para a edificação de um verdadeiro “Século do Humanismo”.

No comments:

Post a Comment